HOME FEEDBACK

Célia Xakriabá acionará Ministério Público e Conselho de Ética contra Kim Kataguiri

Célia Xakriabá denuncia deputado por ofensas racistas e promete agir contra a violência política. A parlamentar criticou a votação que afrouxou regras ambientais e reafirma seu compromisso com a proteção da Amazônia.

Deputada indígena Célia Xakriabá (Psol-MG) anunciou que irá acionar o Ministério Público Federal e o Conselho de Ética da Câmara por violência política de gênero e racismo.

Isso após ser chamada de “cosplay de pavão” pelo deputado Kim Kataguiri (União-SP) durante a votação do projeto de lei que afrouxou as regras para licenciamento ambiental.

Célia Xakriabá pretende responsabilizar Kataguiri por quebra de decoro parlamentar e fundamentar sua denúncia com a Lei de Combate à Violência Política Contra Mulher.

A votação, que se tornou tumultuada, levou o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) a solicitar a presença da Polícia Legislativa na madrugada. Célia, que usava um cocar de penas de pavão, criticou os xingamentos e se disse vítima de racismo.

Kim Kataguiri defendeu seu comentário após Célia chamá-lo de “deputado estrangeiro”, alegando que pavões são naturais da Ásia.

Célia Xakriabá justificou que se referiu a ele dessa forma por ele tratar de temas desconhecidos, como a floresta amazônica.

A deputada também criticou o avanço do projeto, em um ano em que o Brasil sediará a COP30, e anunciou que o PSOL judicializará o assunto.

Ela concluiu afirmando que o Congresso é inimigo do povo e do planeta, e que a votação deveria ser considerada um crime climático.

O deputado Kim Kataguiri não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Leia mais em valoreconomico