HOME FEEDBACK

CATL anuncia sistema que carrega bateria em cinco minutos e rende 520 km

CATL introduz nova tecnologia de baterias com carregamento ultrarrápido, superando a concorrente BYD. A inovação, que promete autonomia de 520 km em apenas cinco minutos, pode redefinir o futuro dos veículos elétricos.

A fabricante de baterias CATL anunciou nesta segunda-feira (21) equipamentos com carregamento mais rápido que os da BYD, destacando ambos na corrida por uma transição eficiente para veículos elétricos.

A nova célula de bateria Shenxing da CATL oferece 520 km de autonomia com apenas cinco minutos de carregamento. Em comparação, a BYD divulgou um sistema que garante 470 km no mesmo tempo.

Essas inovações colocam CATL e BYD à frente de fabricantes ocidentais, como a Tesla, que oferece até 321 km em 15 minutos, e a Mercedes-Benz, que carrega até 325 km em 10 minutos.

Analistas afirmam que essa tecnologia pode acalmar as preocupações dos consumidores sobre infraestruturas de carregamento, embora existam dúvidas sobre a expansão internacional dessas inovações devido a tensões geopolíticas.

A nova bateria Shenxing será utilizada em 67 modelos este ano e possui 800 km de autonomia com uma única carga, com velocidade máxima de carregamento de 2,5 km por segundo.

O diretor de tecnologia da CATL, Gao Huan, expressou a intenção de estabelecer essas baterias como padrão para veículos elétricos. A CATL, que produz um terço das baterias de EVs globalmente, fornece para montadoras como General Motors e Tesla.

As velocidades de carregamento mais que dobraram em um ano, segundo analistas da Bernstein. A nova bateria de íon-sódio, chamada Naxtra, começará a produção em massa em dezembro, sendo uma alternativa mais barata e segura às de lítio, oferecendo 200 km para híbridos e 500 km para elétricos.

Essa tecnologia pode reduzir a dependência global de minerais críticos, remodelando o panorama energético. Huan também mencionou discussões com várias empresas para implementar baterias de íon-sódio em seus veículos.

Leia mais em folha