Caso Master: Vorcaro se reúne com Galípolo; e presidente do BRB, com diretores do BC
Reunião não prevista entre os presidentes dos bancos e diretores do Banco Central busca regulamentar a proposta de compra do Banco Master pelo BRB. Entidades representativas já se manifestaram contra a transação, alegando riscos legais e sistêmicos.
Reunião no BC: Os presidentes do Banco Master, Daniel Vorcaro, e do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, se encontraram com diretores do Banco Central nesta sexta-feira, 11. Ailton Aquino e Renato Gomes participaram do encontro, que ocorreu das 10h às 12h, na sede da autarquia em Brasília.
Antes, às 9h, Vorcaro se reuniu com o presidente do BC, Gabriel Galípolo. O Estadão/Broadcast flagrou a saída do banqueiro às 12h04.
Oferta de Aquisição: No dia 28 de março, o BRB anunciou a compra de 58% do Banco Master por R$ 2 bilhões. A transação depende da autorização do Banco Central e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Soluções em Discussão: O BC está avaliando soluções para evitar a liquidação do Master, como uma proposta que envolve uma linha emergencial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protegeria clientes em caso de falência.
Manifestação contra o Negócio: A Associação Nacional dos Empregados Ativos e Aposentados do BRB (ANEABRB) e o Sindicato dos Bancários de Brasília se opuseram à oferta do BRB. Enviaram uma representação ao BC, pedindo a rejeição do negócio por apresentar riscos ao Sistema Financeiro Nacional (SFN).
O Sindicato argumenta que a transação é "ilegal" e pode resultar em "riscos sistêmicos" para o setor financeiro.