Casa Branca: Trump considera demitir presidente do Federal Reserve
Trump considera demitir presidente do Fed após críticas sobre a política monetária. A possibilidade enfrentaria desafios legais, pois a demissão só pode ocorrer por justa causa.
Possibilidade de Demissão de Jerome Powell
O presidente dos EUA, Donald Trump, e sua equipe estão considerando demitir o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, conforme afirmado pelo principal assessor econômico, Kevin Hassett, em 18 de agosto.
Trump criticou Powell, dizendo que ele está sempre "atrasado e errado", e insinuou ter poder para removê-lo. Ele não esclareceu se planeja fazê-lo antes do término do mandato de Powell, previsto para maio de 2026, embora em dezembro tenha afirmado que não pretendia destituí-lo.
Críticas e Pressão Política
- Trump expressou insatisfação, afirmando: "Se eu quiser tirá-lo, ele sai rapidinho".
- Ele pediu que Powell cortasse as taxas de juros, citando que os "EUA estão enriquecendo com as tarifas".
Implicações Legais
A legalidade de uma demissão de Powell poderia ser contestada até a Suprema Corte. A lei de 1913 estabelece que líderes do Fed só podem ser demitidos "por justa causa", e Powell já declarou que sua demissão seria "impossível pela lei".
Inflação e Juros
Recentemente, Powell indicou que o Fed pode manter os juros altos para controlar a inflação, adiando assim qualquer corte de juros. Em 2024, o Fed cortou os juros três vezes consecutivas, mas a nova abordagem de Trump tem se mostrado cautelosa diante da inflação persistente.
A alta das tarifas pode aumentar a inflação e as expectativas de longo prazo sobre o crescimento dos preços, segundo membros da cúpula do Fed.