Casa Branca se retifica e diz que tarifas de 10% não se aplicam a México e Canadá
A Casa Branca corrige declaração anterior sobre tarifas, garantindo isenção ao México e Canadá. A medida destaca a importância desses países como aliados comerciais e reforça o compromisso com o USMCA.
A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira que não aplicarão tarifas de 10% sobre o México e o Canadá, corrigindo uma declaração anterior do secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Um funcionário do escritório presidencial confirmou: “Nenhum desses dois países receberá o nível básico de 10% neste momento”.
Antes, Bessent havia afirmado que o México e o Canadá estavam incluídos nas tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump.
Trump retrocedeu na sua ofensiva comercial e anunciou que, em 90 dias, a maioria de seus parceiros comerciais será taxada em 10%.
- Em fevereiro, Trump havia planejado punir México e Canadá com uma tarifa de 25% devido à imigração ilegal e tráfico de fentanil.
- No entanto, em março, ele congelou essa aplicação sobre mercadorias do USMCA.
As tarifas recíprocas, anunciadas em 2 de abril, isentaram México e Canadá, reforçando-os como aliados comerciais estratégicos e buscando preservar os acordos do USMCA.
Leia mais em
exame