HOME FEEDBACK

Casa Branca diz que Trump está “aberto” a um acordo com a China

Trump demonstra disposição para negociar com a China, mas alerta sobre consequências das retaliações. Secretária de imprensa afirma que acordos comerciais devem ser "justos" e "personalizados" para cada parceiro.

Casa Branca aponta abertura para acordo comercial com a China

Nesta 6ª feira (11.abr.2025), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente Donald Trump está “aberto” a negociar um acordo comercial com a China.

Leavitt destacou que Trump está “otimista” em alcançar um tratado, desde que a China não continue com suas retaliações, como o aumento das tarifas a produtos norte-americanos para 125%, que começará neste sábado (12.abr).

Ela evitou comentar sobre o progresso das negociações, mas garantiu que o governo informará a mídia quando houver avanços. A China, por sua vez, classifica as tarifas como “bullying”.

A secretária também mencionou que Trump se considera “amigo” do presidente chinês, Xi Jinping, e que os EUA buscam acordos “justos” com todos os parceiros comerciais.

Leavitt comentou que países que atendem aos avisos de Trump sobre não retaliar são recompensados com pausas e tarifas mais baixas. A Casa Branca indicou que os acordos negociais serão “personalizados”, mas todos compartilharão uma tarifa de 10% durante os 90 dias.

Trump estaria disposto a aumentar a duração da pausa nas tarifas para países que desejam negociar. Ao ser questionada sobre isso, Leavitt disse que o presidente tomará a decisão ao final do período.

Próximos passos: Acompanhar os eventos da guerra comercial entre os EUA e a China.

Leia mais em poder360