Casa Branca afirma que Trump e Putin estão conversando há uma hora
Assessores de Trump relatam progresso nas negociações de paz com a Ucrânia após conversa telefônica com Putin. Expectativas de um anúncio sobre um possível acordo aumentam após avanços nas discussões.
Dan Scavino, assessor do presidente dos EUA, Donald Trump, informou na rede X que a ligação entre Trump e o presidente russo Vladímir Putin "está indo bem" e "segue em andamento" após mais de uma hora.
A conversa começou às 10h no horário local (14h GMT) durante o retorno de Trump a Washington no Air Force One. O presidente destacou que a reunião telefônica ocorreu após "muito trabalho ter avançado durante o fim de semana" nas negociações de paz com a Ucrânia.
Na segunda-feira, Trump demonstrou confiança em que "talvez tenham algo a anunciar" sobre um possível acordo para o fim das hostilidades na Ucrânia.
Na semana anterior, a Ucrânia aceitou, na Arábia Saudita, uma proposta dos EUA para um cessar-fogo total e imediato, renovável por trinta dias, abrangendo terra, mar e ar entre Kiev e Moscou.
Putin exigiu a rendição das forças ucranianas na região russa de Kursk e outras concessões sobre o futuro da Ucrânia.
Steve Witkoff, enviado de Trump para o Oriente Médio, afirmou que, após um encontro com Putin em Moscou, o Kremlin havia aceitado "a filosofia" do plano de paz de Washington.