Carta de religiosos cristãos compara Glauber Braga com Jesus
Religiosos brasileiros expressam apoio a Glauber Braga durante sua greve de fome em protesto contra a cassação de seu mandato. O deputado enfrenta um processo por agressão e a aprovação de seu desligamento pela Câmara ainda pode ser contestada.
Deputado Glauber Braga (Psol-RJ) recebe apoio de religiosos brasileiros em manifesto, enquanto enfrenta greve de fome desde 9 de abril.
A greve foi desencadeada após o Conselho de Ética aprovar a cassação de seu mandato. O grupo religioso, ligado a movimentos sociais e ao ecumenismo, destaca a importância de Braga em enfrentar adversidades como figuras históricas como Jesus, Gandhi e Martin Luther King.
Entre os signatários está o escritor Frei Betto e o sociólogo Leonardo Boff, reconhecidos por disseminar a Teologia da Libertação.
Braga responde a um processo pela agressão ao youtuber Gabriel Costenaro, do MBL, ocorrida em abril de 2024. O incidente gerou um pedido de cassação por parte do partido Novo, que foi encaminhado ao Conselho de Ética.
Braga alega que o relatório por sua cassação é fruto de uma perseguição orquestrada pelo ex-presidente Arthur Lira, acusando-o de “sequestrar” o Orçamento da União.
O Conselho aprovou a cassação por 13 votos a 5, mas isso não resulta na perda imediata do mandato. Braga pode recorrer à CCJ, e, caso vá a plenário, precisa de 257 votos favoráveis para confirmar a cassação.