Carlos Lupi vai hoje à Câmara após esquema de fraudes envolvendo aposentados e pensionistas do INSS
Ministro Carlos Lupi irá prestar esclarecimentos sobre operação que investiga descontos indevidos em benefícios do INSS. A audiência na Câmara terá foco na atuação do governo Lula no combate a fraudes que afetam aposentados.
Ministro da Previdência, Carlos Lupi, participa de audiência na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (29).
O objetivo do encontro é discutir a operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que investiga descontos indevidos em benefícios do INSS.
Lupi afirmou que sua presença é voluntária e que não teme a situação: “Estarei lá. Não tenho que ter medo, não. Tenho a tranquilidade dos justos.”
A deputada Laura Carneiro destacou a importância de sua presença para esclarecer as ações do ministério. Já a deputada Clarissa Tércio, da oposição, espera que Lupi explique a falta de ações do governo Lula no combate a fraudes e questione a indicação de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, afastado por suspeitas.
A operação da PF e da CGU visa desmantelar um esquema que causou descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, com impacto financeiro estimado em até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Em fevereiro, as 11 entidades investigadas foram responsáveis por 60% dos descontos, totalizando R$ 250 milhões. A situação levanta questões sobre a eficácia das medidas no sistema previdenciário e a responsabilidade do governo em proteger os direitos dos beneficiários do INSS.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira