Carla Zambelli é presa na Itália
Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão no Brasil, se entrega às autoridades italianas e afirma não ser foragida. A deputada aguarda decisões sobre sua extradição e possíveis medidas judiciais na Itália.
Deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália, em 29.jul.2025. A defesa informou que ela se apresentou às autoridades do país.
Segundo o advogado Fabio Pagnozzi, Zambelli alegou que não é foragida e pediu para não ser deportada ao Brasil, citando “perseguição política” como motivo.
A deputada havia fugido para a Itália após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão hacker ao sistema do CNJ.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a cooperação internacional foi essencial e que Zambelli foi levada para uma delegacia. Ela tem 48 horas para saber seu destino legal.
O deputado italiano Angelo Bonelli confirmou ter fornecido o endereço dela à polícia, informando que Zambelli está em uma casa em Roma.
Zambelli foi condenada em 14 de maio por falsidade ideológica e invasão de dispositivo informático, com uma pena de 10 anos de reclusão, 200 dias-multa e indenização de R$ 2 milhões.
Em 4 de junho, o ministro Moraes decretou sua prisão e incluiu Zambelli na difusão vermelha da Interpol, bloqueando seus passaportes e bens.