HOME FEEDBACK

Cardeais definem que conclave para escolher novo papa começa dia 7 de maio

Conclave para escolher novo papa está marcado para o dia 7 de maio, após nove dias de luto. Cardeais esperam que o sucessor de Francisco mantenha a continuidade de suas reformas e busque união na Igreja.

Conclave para novo papa inicia em 7 de maio

Os cardeais decidiram que o conclave para escolher o substituto do papa Francisco começará no dia 7 de maio. A reunião estava marcada para as 9h00 locais (4h00 de Brasília).

O papa Francisco foi enterrado após uma cerimônia com 400.000 presentes. Dos 135 cardeais votantes, 80% foram nomeados por Francisco.

Patricia Spotti, uma fiel de 68 anos, deseja que o novo papa tenha uma “personalidade aberta” e mantenha o legado de Francisco nas questões sociais. O cardeal argentino Ángel Sixto Rossi também enfatizou a busca por continuidade no próximo papa, enquanto o cardeal italiano Giuseppe Versaldi falou sobre a necessidade de não repetir o passado.

O conclave, realizado na Capela Sistina, tem atraído atenção histórica, especialmente após o filme Conclave ter sido premiado no Oscar. O cardeal espanhol Cristóbal López Romero destacou que muitos cardeais viverão seu primeiro conclave.

As divisões internas da Igreja refletem tensões entre setores conservadores e progressistas. O cardeal do Mali, Jean Zerbo, pediu por uma “união” entre os cardeais. Reinhard Marx, cardeal alemão, prevê um conclave curto, enquanto Roberto Regoli, professor da Universidade Pontifícia Gregoriana, acredita que será mais demorado devido a polarizações.

No cenário atual, o cardeal italiano Pietro Parolin é visto como um dos favoritos, seguido por Luis Antonio Tagle, Peter Turkson, e Matteo Zuppi, segundo apostas britânicas.

Publicado por Luisa Cardoso – Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan