HOME FEEDBACK

Canadá quer acordo comercial com Mercosul para reduzir dependência dos EUA

Canadá busca diversificar acordos comerciais e retomar negociações com o Mercosul. O ministro do Comércio Exterior destaca o interesse em fortalecer laços comerciais com países sul-americanos.

Ministro do Comércio Exterior do Canadá informou sobre o interesse nas negociações comerciais com o Mercosul, visando diversificar parcerias além dos EUA.

O primeiro-ministro Mark Carney discute um acordo comercial com Donald Trump até 1º de agosto, buscando reduzir tarifas sobre o comércio, que no último ano ultrapassou 1 trilhão de dólares canadenses.

O ministro Maninder Sidhu se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, afirmando que há interesse mútuo em avançar nas negociações sobre o Mercosul, que inclui Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Sidhu também mencionou conversações contínuas com a China e a importância do descongelamento das relações com a Índia para o comércio. Ele destacou que existem oportunidades e desafios nas negociações com a China.

O Canadá mantém 15 acordos de livre comércio com 51 países. Sidhu destacou planos para buscar novos acordos nos próximos meses, já tendo assinado um com o Equador e um com os Emirados Árabes Unidos.

As exportações canadenses para os EUA caíram para 68% do total em maio, a menor participação registrada. Sidhu enfatizou a necessidade de diversificação do comércio e procurará aumentar também as aquisições de defesa fora dos EUA.

Carney planeja aumentar os gastos com defesa em 9 bilhões de dólares canadenses para atender à meta da OTAN de 2% do PIB.

Embora não tenha detalhado um acordo com os EUA, ele afirmou que o governo se esforçará para conseguir um acordo favorável para empresas e trabalhadores canadenses.

Leia mais em infomoney