Canadá é o país que mais combate o tarifaço dos EUA, diz ministra
O Canadá intensifica sua oposição às tarifas do governo Trump, destacando-se como líder no combate ao tarifaço. A ministra das Relações Exteriores enfatiza a importância de uma união entre aliados para enfrentar os riscos de uma nova política econômica dos EUA.
Ministra de Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly, destacou em entrevista ao Euronews que o Canadá é o país que mais combate as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Ela afirmou que os canadenses “lideram as cobranças” na guerra comercial e que o país impôs as maiores tarifas contra produtos americanos até agora.
Joly mencionou que o Canadá está em negociações com parceiros na Europa e na Ásia para aumentar a pressão sobre Trump e acredita que a pressão popular dos EUA é crucial para um possível recuo do presidente.
“A única maneira de Trump recuar na guerra comercial é com o povo norte-americano dizendo: ‘já chega’,” afirmou a ministra.
Ela também alertou que a nova política econômica dos EUA pode criar tensões entre os membros da Otân, beneficiando adversários como China e Rússia.
Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, anunciou no dia 3 de abril tarifas de 25% sobre automóveis importados dos EUA, aplicáveis a veículos que não atendem aos termos do USMCA, acordo comercial que substituiu o Nafta.