HOME FEEDBACK

Campos Neto elogia Milei e vê Brasil bem posicionado em relação a tarifaço dos EUA

Roberto Campos Neto destaca que Brasil deve manter neutralidade nas relações comerciais e sugere revisão de gastos sociais. Ele avalia ainda que a política econômica da Argentina pode estar tomando um rumo positivo apesar dos desafios.

Ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participou de evento da Fami Capital em São Paulo, onde discutiu o cenário econômico nacional e global.

Campos Neto afirmou que o Brasil está “bem posicionado” em relação à política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, e destacou a importância de manter a neutralidade nas negociações.

Ele também alertou sobre possíveis consequências da guerra comercial EUA-China, podendo ocorrer uma “invasão” de produtos chineses no Brasil, o que traria pressão desinflacionária.

O ex-presidente do BC acredita que elevadas tarifas não incentivam a indústria local ou aumentam a arrecadação. Para o Brasil, defendeu um choque positivo na política fiscal, com revisão de gastos sociais e eficiência na máquina pública.

Sobre a inflação global pós-pandemia, ele atribuiu a questão mais ao aquecimento da demanda do que a problemas de oferta.

Embora não pudesse comentar sobre a política monetária atual, disse que a autoridade monetária está realizando um “trabalho correto”.

Ao avaliar a política econômica do presidente argentino, Javier Milei, Campos Neto elogiou seu ajuste forte e impopular, embora ressaltasse que a Argentina ainda enfrenta desafios, especialmente no equilíbrio cambial.

Leia mais em infomoney