Câmara quer ouvir presidente do BRB e CEO do Master sobre negociação
Audiência pública irá abordar os efeitos da compra do Banco Master pelo BRB sobre a economia e os consumidores. Reunião contará com a presença de autoridades do setor financeiro e regulatório para discutir preocupações sobre a transação.
Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 9 de agosto, um requerimento para uma audiência pública sobre a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).
Convidados para a reunião:
- Paulo Henrique Costa, presidente do BRB
- Daniel Vorcaro, CEO do Banco Master
- Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central
- João Pedro Barroso do Nascimento, presidente da CVM
- Alexandre Cordeiro Macedo, presidente do Cade
- Rubens Harry Born, conselheiro do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Elaborado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA), o evento visa discutir os impactos da transação na economia brasileira e no consumidor. Marinho destaca a necessidade de atenção à operação por envolver um banco público.
O requerimento menciona preocupações quanto à transparência, governança pública, proteção ao consumidor financeiro, e risco sistêmico relacionado ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
A data da audiência ainda não foi definida. Em março, o BRB anunciou a compra do Banco Master, surpreendendo o mercado. Com o acordo, o BRB terá 58% do capital total do Master, mas 49% das ações ordinárias, por um valor equivalente a 75% do patrimônio líquido do Master.