HOME FEEDBACK

Caiado e Tarcísio ignoram culpa de Bolsonaro no tarifaço, diz ministro

Ministro da AGU critica governadores por ignorarem a responsabilidade da família Bolsonaro nas sanções que impactam o Brasil. Jorge Messias destaca que as ações políticas do ex-presidente contribuíram para a imposição de tarifas pelos EUA.

Ministro da AGU critica governadores

No sábado (26.jul.2025), o ministro da AGU, Jorge Messias, criticou “governadores de direita” que comentaram os efeitos do tarifaço dos EUA, mas ignoram o peso do ex-presidente Jair Bolsonaro nas medidas contra o Brasil.

Messias não citou nomes, mas mencionou os chefes de Estado que falaram em um “evento econômico”. No mesmo dia, três governadores participaram do evento Expert XP em São Paulo e comentaram o tarifaço de Trump.

O ministro afirmou que os governadores apoiam a família Bolsonaro, a quem chamou de “clã político”. Segundo ele, “os sérios prejuízos que as sanções econômicas podem causar ao povo brasileiro foram traiçoeiramente fomentadas pela família Bolsonaro, clã político apoiado por esses mesmos governadores”.

Um dos motivos para a tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil foi o julgamento contra Bolsonaro no STF por tentativa de golpe de Estado. Trump pediu que a ação na Justiça fosse interrompida “imediatamente”.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) culpou o ex-presidente pela guerra comercial. A nova taxa entrará em vigor em 1º de agosto.

Os EUA também apresentaram justificativas econômicas para a medida, acusando o Brasil de práticas protecionistas, como barreiras burocráticas e altas taxas sobre produtos importados norte-americanos.

Leia mais em poder360