HOME FEEDBACK

Bukele critica Venezuela por investigar “maus-tratos” a imigrantes

Bukele responde a acusações de Maduro e diz que o regime venezuelano ficou sem "reféns" após acordo com os EUA. Investigação sobre maus-tratos a imigrantes venezuelanos levanta preocupações sobre as condições carcerárias em El Salvador.

Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, criticou o governo de Nicolás Maduro na 2ª feira (21.jul.2025) após investigação do Ministério Público da Venezuela sobre abusos contra imigrantes venezuelanos nas prisões salvadorenhas.

Os imigrantes foram libertados após acordo com os Estados Unidos.

Bukele afirmou que "o regime de Maduro estava satisfeito com o acordo de troca", mas agora se indigna porque "ficaram sem reféns do país mais poderoso do mundo".

No dia 18.jul, os 252 imigrantes venezuelanos detidos no Cecot (Centro de Confinamento do Terrorismo) foram repatriados.

A repatriação foi parte de uma troca de prisioneiros entre Trump e Maduro, resultando na libertação de 10 cidadãos e 80 “presos políticos”.

No mesmo dia (21.jul), o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, anunciou uma investigação contra Bukele por maus-tratos aos imigrantes.

Saab acusa El Salvador de “tortura” e os imigrantes relataram agressões físicas e abusos sexuais em condições "desumanas".

Saab fez um apelo ao Tribunal Penal Internacional e à ONU para que tomem providências.

Leia mais em poder360