Brics podem “abrir caminho para alcançar a paz”, diz Mauro Vieira
Mauro Vieira destaca a importância do Brics como agente de paz em um mundo em crise. Ele propõe uma diplomacia preventiva para evitar a escalada de conflitos globais.
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que o Brics pode desempenhar um papel central na promoção da paz global e na defesa do multilateralismo, que está em declínio.
A declaração ocorreu na segunda-feira (28.abr.2025) durante reunião no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Vieira sugeriu a adoção de uma abordagem de diplomacia preventiva para evitar novos conflitos, mencionando a guerra na Faixa de Gaza e outros conflitos armados atuais.
Ele afirmou que o Brics está em uma posição privilegiada para contribuir com a estabilidade mundial através do diálogo e da cooperação.
A posição do ministro reflete declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que expressou preocupação com tensões globais e a ligação entre disputas comerciais e conflitos armados.
- O Brics tem 11 estados-membros, representando quase metade da humanidade.
- A busca por soluções pacíficas requer um esforço conjunto.
- A paz deve ser construída e não imposta, focando no respeito ao direito internacional.
- O Brasil defende a solução de dois Estados para o conflito Israel-Palestina.
Vieira também pediu ação imediata em relação às crises no Haiti e na Ucrânia, além de alertar sobre as tensões na África.
O discurso concluiu com a afirmação de que o Brics deve ser uma força para o bem, promovendo um mundo multipolar onde a segurança é um direito de todos.