Brics não é problema, é solução para o Brasil, afirma Tebet
Ministra Simone Tebet destaca a importância do Brics como solução estratégica para o Brasil frente à dependência comercial com países asiáticos. Ela defende a necessidade de ampliar relações comerciais, além dos Estados Unidos, e analisar as novas políticas tarifárias do país norte-americano.
Ministra Simone Tebet defendeu, em 30.jul.2025, a importância do Brics para o Brasil, afirmando que “o Brics é solução” no atual cenário geopolítico. A declaração foi feita durante o evento “Logística no Brasil”, na sede da Fiesp.
A ministra apresentou dados sobre a dependência comercial do Brasil com países asiáticos, ressaltando que quase 50% do agro brasileiro depende da Ásia, enquanto apenas 10% depende dos EUA. Ela destacou a relevância da integração sul-americana para acesso ao Pacífico.
Tebet enfatizou a necessidade de analisar as novas políticas tarifárias dos EUA, identificando produtos brasileiros com potencial de redução de tarifas, como café e frutas.
Ela fez um alerta sobre a distinção nas políticas comerciais americanas, afirmando que é essencial entender “o que é espuma e o que é chope” e que os EUA buscam ser pragmáticos.
A ministra comentou sobre a não-reeleição de Trump, expressando alívio: “A nossa sorte é que Trump não foi reeleito”. Ela ainda analisou o recente acordo entre EUA e UE, considerando-o “fraco” e questionando o cumprimento das promessas de investimento.
Por fim, Tebet reconheceu a gravidade do momento atual, especialmente para estados como São Paulo, mas reafirmou a importância de manter uma rede de parceiros comerciais diversificada.