HOME FEEDBACK

Brics critica aumento de tarifas e ações que distorcem comércio global, sem citar Trump

Brics manifesta preocupações sobre comércio global em meio a incertezas econômicas. Bloco planeja novo mecanismo para incentivar investimentos e discute reforma da governança do FMI.

Países do Brics criticam medidas unilaterais que afetam comércio global

Em reunião de ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais, o Brics expressou suas preocupações com o aumento de tarifas comerciais e outras ações que distorcem o comércio. Embora não citando os EUA, o comunicado destaca as incertezas e volatilidades nos mercados financeiros.

O bloco anunciou um novo mecanismo de garantias para incentivar investimentos privados em infraestrutura e desenvolvimento sustentável, com a iniciativa sendo desenvolvida para a cúpula do Brics no próximo ano, sob a presidência da Índia.

O comunicado também aborda a importância de um sistema tributário internacional justo e eficiente para o século 21, reafirmando o compromisso com a transparência fiscal e o diálogo global sobre tributação justa.

Por fim, uma reforma da governança do FMI também foi discutida, complementando o apoio do grupo às negociações da convenção da ONU sobre tributação, focando na questão dos super-ricos.

Leia mais em folha