Brasil vive dias de “anão diplomático”, diz Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro critica a política externa do Brasil e aponta a falta de respeito do país no cenário internacional. Ele afirma que o relacionamento com os EUA é crucial e alerta sobre possíveis consequências econômicas devido às tarifas impostas por Trump.
Deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) criticou o Brasil, afirmando que o país vive dias de um “anão diplomático” e não se dá ao respeito.
Em entrevista à CNN Brasil, ele comentou que o Brasil se alia à “escória mundial” e que a relação diplomática com os EUA é insuficiente, impedindo soluções para as tarifas impostas por Donald Trump.
Ele ironizou as tentativas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao se referir a um vídeo em que Lula oferece jabuticabas a Trump. Eduardo participou de uma reunião com integrantes do Departamento de Estado dos EUA e citou a falta de conhecimento sobre a embaixadora do Brasil como sinal de “insignificância”.
O deputado alertou que o Brasil pode ser “mergulhado no caos” se não aceitar as tarifas de 50% de Trump, comparando-o a uma situação similar à da Venezuela.
Eduardo também afirmou que Trump é a “única esperança” para a oposição nas eleições de 2026, mencionando a atuação do ministro do STF Alexandre de Moraes contra políticos que poderiam entrar com processos de impeachment.
Eduardo está nos EUA desde 27 de fevereiro e pediu licença em 18 de março, afastando-se da Câmara por 120 dias, prazo que se encerra em 20 de julho.