HOME FEEDBACK

Brasil segue aberto a debate comercial com os Estados Unidos, diz MDIC após fala de Trump

Governo brasileiro busca diálogo com os EUA diante de novas tarifas impostas por Donald Trump, reafirmando sua posição sobre soberania e estado democrático de direito. Equipes do MDIC e Ministérios da Fazenda e Relações Exteriores preparam plano de contingência com 30 medidas para responder ao tarifaço.

MDIC reafirma abertura ao diálogo comercial com os EUA

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) declarou que o governo brasileiro permanece aberto ao debate comercial com os Estados Unidos, mesmo após as últimas declarações do presidente Donald Trump.

No domingo, 27, Trump anunciou que não irá adiar as tarifas de 50% sobre parceiros comerciais, incluindo o Brasil, com início em 1º de agosto. O MDIC, liderado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, declarou que o governo Lula busca diálogo "sem contaminação política ou ideológica".

A nota do MDIC ressalta que a soberania do Brasil e o estado democrático de direito são inegociáveis, mas o governo brasileiro continua aberto a discutir questões comerciais com os EUA.

As declarações de Trump ocorreram durante um encontro na Escócia com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, onde anunciou um acordo para reduzir tarifas sobre exportações da UE.

No Brasil, equipes técnicas dos Ministérios da Fazenda, MDIC e Relações Exteriores estão elaborando mais de 30 medidas para uma resposta interna ao tarifaço, a ser apresentado ao presidente Lula a partir de 28 de julho.

O MDIC enfatizou que o Brasil e os EUA mantêm uma relação econômica robusta e que o governo brasileiro busca preservar e fortalecer essa parceria histórica.

Leia mais em estadao