HOME FEEDBACK

Brasil precisará adotar um novo modelo para obter recursos ao crédito imobiliário, diz presidente do BC

Banco Central busca novo modelo de financiamento para crédito imobiliário diante da queda estrutural da poupança. Presidente Gabriel Galípolo ressalta o crescimento da economia e as pressões inflacionárias disseminadas no Brasil.

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou que o Brasil precisa de um novo modelo para obter recursos para crédito imobiliário.

Galípolo destacou que a queda dos recursos da poupança é um movimento estrutural e que a migração para um novo modelo de funding deve ser gradual.

Em sua apresentação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, ele mencionou que o crescimento do Brasil tem superado expectativas e que o país está próximo do pleno emprego.

O presidente do BC observou que o dinamismo da economia é visível em diversas métricas, mas destacou a alta dos preços de alimentos como uma preocupação, indicando que a inflação está disseminada e acima da meta.

Galípolo alertou sobre a desancoragem das expectativas de inflação e enfatizou a importância desse fator na gestão da política monetária. As expectativas de inflação estão acima da meta para 2025, 2026 e 2027.

Ele também mencionou que há elementos que justificam um ciclo de aperto na política monetária, considerando tanto as expectativas quanto a atividade econômica.

Leia mais em valoreconomico