HOME FEEDBACK

Brasil negocia com EUA para excluir café da tarifa de 50%, diz jornal

Governo brasileiro aguarda isenção para o café nas tarifas de importação dos EUA. Negociações seguem entre os dois países, com foco em acordos bilaterais.

Expectativa do governo brasileiro é que o café seja incluído em uma possível lista de exceções às tarifas de importação dos EUA, conforme reportagem do O Globo.

Na quarta-feira (30), foi anunciada uma sriffe de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo café, carnes e pescados.

A esperança vem após o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmar que alguns “recursos naturais” poderiam ser isentos. Esta isenção, se confirmada, também beneficiaria manga, cacau e abacaxi.

O café é o principal produto brasileiro exportado para os EUA, com 33% do consumo americano. Entre janeiro e maio de 2024, 17% do café exportado pelo Brasil teve os EUA como destino.

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram enviadas 3,3 milhões de sacas para os EUA no primeiro semestre.

Especialistas comentam que a produção pode ser redirecionada para outros países ou triangulada, mas isso pode demandar tempo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não pretende retaliar e que as negociações continuam. A tarifa de 50% começará a valer em 6 de agosto, mas cerca de 45% das exportações estarão sujeitas a uma alíquota menor de 10%.

Leia mais em infomoney