HOME FEEDBACK

Brasil lidera lista do tarifaço de Trump; veja ranking dos países mais afetados

A nova alíquota de 50% para importações brasileiras marca um aumento acentuado, enquanto quase 700 produtos estão isentos da taxa. Trump justifica a decisão com base em um suposto déficit comercial e a situação política no Brasil.

Brasil é o país com a maior tarifa de importação anunciada pelo presidente americano Donald Trump. A taxa atual é de 10% e deve subir para 50% a partir de 6 de agosto.

Ainda há isenções para produtos em uma lista com quase 700 itens.

Antes, o Lesoto compartilhava o título com o Brasil, mas sua taxa foi reduzida para 15%.

As taxas entraram em vigor em 1º de setembro para a maioria dos países. O primeiro anúncio ocorreu em abril e muitos países conseguiram baixar as alíquotas ou negociar isenções.

Trump justifica as tarifas alegando um déficit comercial dos EUA com o Brasil, que é contestado. Ele também menciona a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que aguarda julgamento.

China e México também estão em processo de negociação. O México recebeu uma prorrogação de 90 dias e atualmente paga 25% sobre fentanil, além de 50% sobre aço, alumínio e cobre.

A China suspendeu uma tarifa de 145% sobre produtos em negociação, reduzindo para 30% e a tarifa de 125% sobre importações americanas cairá para 10%. Contudo, tarifas setoriais permanecem inalteradas.

Tarifas gerais para outros países: entre 10% e 20% para importações nos EUA.

Estagiário sob supervisão de Diogo Max

Leia mais em valoreconomico