HOME FEEDBACK

Brasil faz questão de ficar na linha de tiro, diz Guedes sobre tarifaço

Paulo Guedes critica postura do governo Lula diante das tarifas impostas pelos EUA. Ele alerta para os riscos de se posicionar em meio à disputa geopolítica entre Estados Unidos e China.

Paulo Guedes criticou o governo Luiz Inácio Lula da Silva por se colocar “na linha de tiro” na disputa geopolítica entre Estados Unidos e China, durante o Gala Experience 2025 em São Paulo.

Guedes afirmou que o Brasil não deveria entrar na briga, questionando a postura de Lula em apoiar os Brics e promover transações sem o dólar. “Ninguém perguntou nada para o Brasil”, disse.

Ele especulou sobre possíveis motivações do governo, sugerindo que pode haver uma tentativa de criar um “inimigo externo” para desviar a atenção de conflitos internos.

O ex-ministro lembrou que, em julho, Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro. O governo dos EUA também investiga o Pix e expressou interesse nas terras raras do Brasil.

Além disso, as decisões judiciais brasileiras sobre plataformas digitais foram vistas como uma restrição à liberdade de expressão pelo governo dos EUA.

Desde o anúncio das tarifas, Lula teve dificuldades em se comunicar diretamente com a Casa Branca e designou seu vice, Geraldo Alckmin, para liderar as negociações.

O evento contará ainda com a presença de Nikolas Ferreira e Jordan Peterson.

Leia mais em poder360