Brasil deve ligar para EUA e negociar tarifas, diz aliado de Trump
Ballard aconselha Brasil a contatar Trump diretamente para renegociar tarifas. Ele argumenta que a relação atual entre os países pode ser um obstáculo nas negociações.
Advogado próximo a Trump sugere contato direto com o presidente dos EUA
Brian Ballard, aliado do presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que o Brasil telefone diretamente para Trump a fim de negociar as tarifas de 50% anunciadas contra produtos brasileiros. A proposta foi feita em entrevista à CNN nesta quarta-feira (30.jul.2025).
Ballard, que ajudou na arrecadação de fundos para a campanha de Trump, descreveu o presidente como um negociador “exigente, mas justo”. Ele recomendou que as autoridades brasileiras entrem em contato com toda a equipe econômica de Trump, incluindo o secretário do Comércio e o secretário do Tesouro.
O advogado atribuiu a decisão de impor tarifas ao Brasil a diversos fatores:
- Participação do Brasil no Brics,
- Relações de Lula com o presidente chinês,
- Declarações sobre o fim da dolarização da economia.
Ballard acredita que Trump vê o governo brasileiro como menos pró-EUA do que antes. Ele comparou a situação do Brasil a acordos recentes, como as tratativas com a UE, que envolveram questões econômicas e políticas.
Trump anunciou tarifas em 9 de julho, comunicando a decisão a Lula através da Truth Social, mencionando o julgamento de Jair Bolsonaro no STF. As tarifas começam a valer em 1º de agosto.