Brasil deu asilo a ex-primeira-dama do Peru por questão humanitária, diz Mauro Vieira
Brasil concede asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, por razões humanitárias. O país considera que a medida é necessária para garantir a segurança dela e de seu filho menor, diante da condenação e situação delicada da família.
Asilo Diplomático ao Peru: O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou que o Brasil concedeu asilo à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, por razões humanitárias.
Heredia, condenada à prisão por lavagem de dinheiro, recebeu asilo também para seu filho de 14 anos. Vieira destacou que a decisão foi baseada na Convenção de Caracas e na legislação brasileira.
Nadine se recupera de uma cirurgia na coluna vertebral e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, está detido. O filho menor, segundo o ministro, ficaria abandonado sem o asilo.
O governo peruano concedeu salvo-condutos para a saída de Heredia e do filho, que ocorrerá em um avião da FAB, com a concordância do Peru.
O ministro confirmou que o presidente Lula foi informado sobre a concessão do asilo.
Na terça-feira, Heredia e Humala foram condenados a 15 anos de prisão por recebimentos ilegais da Odebrecht durante campanhas eleitorais.
Humala optou por permanecer preso a fim de provar sua inocência, ao contrário de solicitar asilo. Seu advogado argumentou que o financiamento ilegal não foi comprovado.
A Odebrecht admitiu, em 2016, ter pago propinas no Peru ao longo dos anos.