Bolsonaro perde recurso em ação movida contra Boulos sobre caso Marielle Franco
TJDFT mantém decisão que nega indenização a Bolsonaro em ação contra Boulos. A corte argumentou que críticas a figuras públicas são mais toleradas no contexto do debate político.
Tribunal de Justiça do DF negou recurso de Jair Bolsonaro (PL) contra Guilherme Boulos (PSOL-SP) nesta quarta-feira (30).
Bolsonaro processou Boulos por associações ao assassinato de Marielle Franco em 2018, buscando R$ 50 mil em indenização e retratação pública. A ação foi já julgada improcedente em fevereiro de 2023.
A ação questionava declarações de Boulos feitas em 2023, incluindo uma entrevista à CNN e publicações no X (ex-Twitter), onde ele fez “ilações” sobre a possível participação de Bolsonaro no caso.
- Na entrevista, Boulos afirmou: “O que levaria Bolsonaro, se não tivesse nada a esconder, a colocar sob sigilo telegramas do Itamaraty?”
- Em postagens, criticou o "pacote anticrime" de Moro, fazendo comparações com esquadrões da morte relacionados ao assassinato de Marielle.
A juíza Maria Isabel da Silva destacou que, como ex-presidente e figura pública, Bolsonaro está mais suscetível a críticas. Ela avaliou que as manifestações de Boulos fazem parte do debate político relacionado ao seu mandato.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório