Bolsonaro passa por cirurgia no intestino em Brasília
Bolsonaro se submete a cirurgia para desobstrução intestinal após quadro de saúde preocupante. Médico aponta que condição é mais grave em relação a episódios anteriores enfrentados pelo ex-presidente.
Ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado no Hospital DF Star, em Brasília, na manhã de domingo, 13, para uma cirurgia de desobstrução intestinal.
A informação foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que acompanhava Bolsonaro. A assessoria do hospital declarou que detalhes do procedimento serão divulgados em boletim médico.
Bolsonaro apresentou sintomas de mal-estar na sexta-feira, 11, durante um evento em Rio Grande do Norte, sendo levado de helicóptero a um hospital em Natal. Na noite de sábado, 12, foi transferido para Brasília em um avião com UTI aérea.
O cardiologista Leandro Echenique, parte da equipe médica, afirmou que Bolsonaro estava estável, mas a dor persiste, indicando que a obstrução intestinal não melhorou. A cirurgia será do tipo aberta, exigindo a retirada e colocação de uma tela devido a manipulações anteriores no abdômen.
Nas redes sociais, Bolsonaro destacou que seu médico, Cláudio Birolini, considerou o atual quadro clínico como o mais grave desde o atentado de 2018. Afirmou estar estável e em recuperação, cercado por profissionais competentes.
Birolini comentou que Bolsonaro apresenta um quadro de suboclusão intestinal, uma condição frequentemente observada em pacientes com múltiplas cirurgias abdominais. Este episódio, no entanto, é considerado “mais exuberante” do que os anteriores, já que ele passou por cinco cirurgias desde o atentado.