Bolsonaro nega relação com tarifaço e possível negociação com Trump
Bolsonaro afirma não ter ligação com tarifa imposta por Trump e nega possibilidade de negociação por parte de seu filho. Ex-presidente ainda critica a colocação do governo atual em relação ao tema e se diz disposto a dialogar com o presidente americano.
Ex-presidente Jair Bolsonaro negou relação com o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, que taxa produtos brasileiros em 50%.
Bolsonaro afirmou: “Isso é lá do governo Trump. Não tem nada a ver com a gente. Mentira.” Ele também negou que seu filho, Eduardo Bolsonaro, tenha autoridade para negociar com os Estados Unidos. “Ele não pode falar em nome do governo do Brasil”, disse.
As declarações contrastam com a posição da família desde o anúncio das tarifas em 9 de outubro, quando Trump enviou carta ao presidente Lula informando sobre a taxação.
Justificativas incluem o tratamento ao ex-presidente e decisões do STF contra empresas de tecnologia americanas. Trump alegou perseguição a Bolsonaro em nota anterior.
Eduardo, que se mudou para os EUA, está disponível para levar propostas do governador de SP, Tarcísio de Freitas, aos negociadores americanos.
Na última quinta-feira (17), Bolsonaro disse que Eduardo é “mais útil” nos EUA e se colocou à disposição para conversar com Trump sobre a questão. Ele acredita que poderia barrar a investigação comercial contra o Brasil.
No entanto, no dia 18, Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica e foi submetido a medidas cautelares pelo ministro Alexandre de Moraes, que destacaram o risco de fuga.
Fonte: Estadão Conteúdo | Publicado por Nátaly Tenório