Bolsonaro mandou o filho aos EUA pedir que Trump intervenha no Brasil; é uma vergonha, diz Lula
Lula atribui a sobretaxa dos EUA a manobras de Bolsonaro e reafirma independência do Judiciário para eventuais punições. Durante visita a Minas Novas, presidente anunciou investimentos em políticas públicas para populações vulneráveis.
Presidente Lula acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ser responsável pela decisão dos EUA de sobretaxar produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto.
Lula baseia sua acusação em uma carta do presidente dos EUA, Donald Trump, que apontou a necessidade do Brasil interromper a "caça às bruxas" contra Bolsonaro para reverter a medida tarifária.
Em resposta, Lula enfatizou a independência do Judiciário no Brasil, afirmando que se crimes de Bolsonaro forem provados, ele pode ser condenado e ir para o "xilindró".
Lula comentou sobre Bolsonaro ter enviado seu filho a Washington para pedir intervenção de Trump, chamando isso de vergonha e falta de caráter.
O presidente fez essas declarações durante uma visita a Minas Novas (MG), onde participou de uma cerimônia sobre o fortalecimento de políticas públicas para comunidades vulneráveis.
O evento apresentou investimentos e ações em áreas como educação, igualdade racial, e direitos humanos, incluindo:
- R$ 1,17 bilhão para construção de 249 novas escolas para comunidades indígenas e quilombolas;
- 22 obras emergenciais nos territórios Yanomami e Ye'Kwana.