HOME FEEDBACK

Bolsonaro é internado com urgência no Rio Grande do Norte: o que é obstrução intestinal que fez ex-presidente passar mal

Jair Bolsonaro é internado após fortes dores abdominais e suspeita de obstrução intestinal. O ex-presidente já havia enfrentado problemas semelhantes desde o atentado em 2018.

Internação de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado às pressas nesta sexta-feira (11/4) devido a fortes dores no abdômen durante um evento em Santa Cruz, RN. Ele foi atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra e, posteriormente, transferido para Natal.

Bolsonaro já relatava incômodos intestinais nos dias anteriores. Desde o atentado a faca em 2018, ele enfrentou vários episódios de obstrução intestinal.

Além de sua saúde, ele participa de campanhas que pedem a anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2024. Recentemente, tornou-se réu e será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal é o bloqueio de parte do intestino, impedindo a passagem de alimentos e enzimas digestivas. O especialista Flávio Quilici compara o intestino a canos ou mangueiras: se entupidos, o conteúdo não avança.

As causas podem incluir doenças inflamatórias, tumores ou até alimentos duros. No caso de Bolsonaro, especialistas indicam que pode estar ligado às cirurgias realizadas após o atentado, resultando em cicatrização e mobilidade intestinal comprometida.

Sintomas da obstrução

Os sintomas incluem soluços, inchaço e dores abdominais. O diagnóstico é realizado por exame físico e, se necessário, exames de imagem.

Tratamento da obstrução

  • Tratamentos conservadores (jejum e medicações) são possíveis em casos leves.
  • Se mais grave, pode haver necessidade de cirurgia para desobstruir o intestino.

A cirurgia, quando necessária, é simples, e a recuperação tende a ser rápida, mas pode haver riscos se o tratamento atrasar.

Leia mais em bbc