HOME FEEDBACK

Bolsonaro diz que tem o poder de resolver tarifaço

Bolsonaro critica tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros e se diz disposto a dialogar com Trump. Ex-presidente ressalta que a instabilidade política no Brasil dificulta a resolução do impasse comercial.

Jair Bolsonaro (PL) se manifestou contra a tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos importados do Brasil, em entrevista ao Poder360. Ele afirmou que não teve influência na decisão e que poderia ajudar a resolver o impasse se tivesse liberdade para dialogar com Donald Trump.

Bolsonaro deseja ir aos EUA para discutir o tema, porém o seu passaporte está retido pela Justiça desde fevereiro de 2024, devido a investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

Na semana anterior, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, contatou ministros do STF pedindo autorização para a viagem de Bolsonaro, mas a proposta foi considerada inaceitável. Enquanto isso, seu filho Eduardo Bolsonaro reside nos EUA e mantém contatos com grupos do Partido Republicano.

Bolsonaro criticou o presidente Lula por suas atitudes, alegando que ele provoca os EUA. Em sua visão, se fosse presidente, teria estabelecido um acordo com os EUA semelhante ao da Argentina, com 80% dos produtos sendo isentos de taxas.

Dentre as provocações que citaram, ele mencionou o uso de moedas locais e a oposição ao governo de Israel. Durante a entrevista, Bolsonaro também respondeu sobre as acusações da PGR por tentativa de golpe, afirmando que deve ser condenado.

Leia mais sobre a denúncia da PGR e os réus envolvidos.

Leia mais em poder360