Bolsonaro diz que só 'no último dia' anunciará apoio a outro candidato para 2026
Bolsonaro planeja reverter sua inelegibilidade e se candidatar à Presidência em 2026, desafiando as acusações que resultaram nesta condição. Ele expressa confiança no apoio da direita, mesmo considerando a possibilidade de apoiar outro candidato em um cenário adverso.
Ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou sua intenção de candidatar-se à Presidência em 2026, mesmo com sua inelegibilidade, que pretende contestar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em entrevista ao portal Poder360, Bolsonaro considerou injustas as acusações que o levaram à inelegibilidade, um desdobramento de sua condenação em 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao atacar, sem provas, as urnas eletrônicas.
O ex-presidente planeja entrar com pedido de registro de candidatura, que será analisado pelo TSE, presidido no ano que vem pelo ministro Kassio Nunes Marques, nomeado por ele.
"A direita está unida comigo", afirmou Bolsonaro, que descartou, a princípio, apoiar outro candidato da oposição ao PT. Porém, deixou em aberto essa possibilidade, enfatizando que a decisão será tomada no "último dia".
Nesta segunda-feira, a PGR pediu a condenação de Bolsonaro e de outros sete indivíduos por tentativa de golpe de Estado, dentre outras acusações, o que as defesas negam.