Bolsonaro diz que eleições de 2026 sem ele é “negar democracia”
Bolsonaro afirma que sua ausência nas eleições de 2026 representa uma ameaça à democracia e defende a contagem pública dos votos. O ex-presidente participou de ato em São Paulo pedindo anistia a presos do 8 de janeiro.
Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (6.abr.2025) que realizar as eleições gerais de 2026 sem sua candidatura é “negar a democracia”.
O ex-presidente fez essa declaração durante um discurso em apoio à anistia dos presos do 8 de janeiro de 2023, na avenida Paulo, em São Paulo.
Bolsonaro também defendeu a contagem pública dos votos nas próximas eleições, dizendo: “se o voto é a alma da democracia, a contagem pública do mesmo se faz necessária”.
Ele reiterou: “Eleições 26 sem Jair Bolsonaro é negar a democracia, é escancarar a ditadura do Brasil”.
O ex-presidente foi considerado inelegível pelo TSE por usar a estrutura pública para espalhar desinformação durante um evento com diplomatas em julho de 2022.
Esta manifestação marcada por Bolsonaro é a 5ª desde que deixou a presidência, sendo a última em 16 de março de 2025, em Copacabana.
Vale ressaltar que este foi o 1º ato do ex-presidente após se tornar réu no STF, juntamente com 7 aliados, por tentativas de golpe de Estado.