HOME FEEDBACK

Bolsas sobem na Europa de olho em PIB e tensões comerciais

Os índices europeus se beneficiam de um PIB positivo, mas analistas preveem desaceleração devido a tensões comerciais. Durante a sessão, as bolsas sentiram a influência de resultados fracos da economia americana, aumentando a apreensão no mercado.

Índices de ações da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira, impulsionados pelo PIB da zona do euro, que superou as estimativas com alta de 0,4% no primeiro trimestre e crescimento de 1,2% em relação ao ano passado.

Esse crescimento foi impulsionado pelo acúmulo de estoques por empresas americanas, antecipando-se às tarifas. No entanto, espera-se que a política comercial dos EUA impacte a demanda por exportações europeias, gerando incerteza no comportamento do consumidor.

Melanie Debono, economista sênior da Pantheon Macroeconomics, comenta que o resultado econômico trará alívio ao Banco Central Europeu, mas acredita que o crescimento desacelerará no segundo trimestre devido à incerteza comercial.

No fechamento:

  • Stoxx 600: +0,29%, aos 526,63 pontos
  • FTSE 100: -0,01%, aos 8.462,77 pontos
  • DAX: +0,16%, aos 22.461,17 pontos
  • CAC 40: +0,44%, aos 7.588,86 pontos

As bolsas chegaram a inverter o sinal durante a sessão, acompanhando os mercados dos EUA, onde o PIB contraiu pela primeira vez em três anos no primeiro trimestre e a inflação continua elevada, aumentando os temores de estagflação.

Leia mais em valoreconomico