HOME FEEDBACK

Bolsas na Ásia começam o dia em alta e se juntam ao 'rali de alívio' dos mercados ocidentais

Mercados asiáticos reagem positivamente à suspensão das tarifas pelo presidente Trump, refletindo um alívio na volatilidade global. O Japão e a Coreia do Sul lideram os ganhos, com altas expressivas nos principais índices na abertura da bolsa.

Ações na Ásia iniciam quinta-feira em alta, superando 5%, após o "rali de alívio" nos EUA, com o melhor dia desde a crise financeira global.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio (Japão) liderou as altas, com uma valorização de 8,4%. O índice Kospi de Seul (Coreia do Sul) subiu 5,03%, enquanto o índice ASX 200 da Bolsa de Sydney (Austrália) avançou 5,54%.

Essa reação ocorreu após o S&P 500 ter saltado 9,5% nos EUA, com Trump anunciando uma pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas, impactando vários parceiros comerciais, e aumentando tarifas sobre a China para 125%.

A volatilidade nos mercados globais persistiu ao longo da última semana, à medida que investidores enfrentavam os efeitos das tarifas e mudanças de política de Trump, que têm gerado críticas de bilionários e previsões de recessão nos EUA.

Frederic Neumann, economista-chefe para a Ásia no HSBC, comentou: "Investidores respiram aliviados. A pausa nas tarifas permite mais tempo para negociações, crucial para economias asiáticas centradas em exportações."

Leia mais em o-globo