HOME FEEDBACK

Bolsas dos EUA e dólar despencam após novos ataques de Trump ao presidente do Fed

Investidores reagem a ataques de Trump ao Fed e temem por estabilidade econômica. A vulnerabilidade do dólar e a pressão sobre os mercados acentuam a incerteza em meio a tensões comerciais.

Ações caem e dólar enfraquece nesta segunda-feira, 21, após novos ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Federal Reserve (Fed) e seu presidente, Jerome Powell.

As ações dos EUA, reabertas após feriado, enfrentaram forte queda, com o S&P 500 caindo mais de 3%. Todos os setores, principalmente tecnologia, energia e consumo discricionário, foram afetados.

Os títulos do Tesouro Americano também mostraram estresse, com os rendimentos de dez anos superando 4,4%. Trump atacou Powell, chamando-o de “grande perdedor” e sugerindo que a desaceleração econômica seria culpa dele.

Críticos afirmam que os ataques de Trump aumentam a insegurança do mercado. O dólar dos EUA caiu 1% em relação ao euro, e o menor valor em mais de três anos foi registrado.

Trump aumentou tarifas sobre produtos chineses e restringiu comércio, levando à projeção de crescimento mais lento e inflação maior, segundo o FMI. O petróleo caiu 3%, enquanto o ouro subiu 30% este ano, atingindo um recorde acima de USD 3,4 mil por onça.

A incerteza política e suas implicações nos investimentos continuam a ser um catalisador crítico para os mercados financeiros.

Leia mais em estadao