HOME FEEDBACK

Bolsas dos EUA despencam mais de 3% após Trump elevar críticas ao presidente do Fed

Trump critica publicamente Jerome Powell, gerando pânico nos mercados financeiros. Quedas drásticas nos principais índices americanos refletem a ansiedade dos investidores diante das tensões políticas e econômicas.

Novas declarações de Donald Trump azedaram o humor dos investidores na segunda-feira (21), com quedas de mais de 3% nos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq Composite.

No início do dia, Trump chamou Jerome Powell, chefe do banco central americano, de “perdedor” e ironizou sua atuação, pedindo uma queda antecipada dos juros.

O mercado estava em baixa desde o início da crise das “tarifas recíprocas” de Trump e já implementava a estratégia “venda América”. Os mercados de Hong Kong e da Europa estavam fechados devido ao feriado prolongado da Páscoa.

Às 14 horas, os índices registravam as seguintes quedas:

  • Dow Jones: -1,263.52 pontos (-3,23%)
  • S&P 500: -178.61 pontos (-3,38%)
  • Nasdaq: -597.67 (-3,67%)

O dólar alcançou sua maior baixa em três anos, enquanto o ouro subiu para US$ 3.400 por onça.

O especialista Adam Crisafulli comentou que os investidores enfrentam uma nova ansiedade: “as ameaças de Trump à independência do Fed”.

A queda simultânea nas ações, no dólar e nos títulos do Tesouro indica um êxodo de ativos financeiros americanos, sugerindo que nenhuma negociação poderá reverter essa situação.

Há projeções de que o índice Dow Industrial tenha seu pior abril desde 1932.

Leia mais em infomoney