Bolsas de NY fecham em queda com tombo da Nvidia após restrição à venda de chip
Queda nas bolsas de Nova York é impulsionada por tensões comerciais entre EUA e China, afetando especialmente o setor de tecnologia. A Nvidia anuncia requisitos de licença para exportação de chips, levando a quedas acentuadas nas ações de outras fabricantes do setor.
Bolsas de Nova York fecham em queda na quarta-feira, 16, devido a pressões do governo dos EUA em sua guerra comercial contra a China, afetando a política monetária, segundo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve.
Destaque negativo: ações de tecnologia caíram após a Nvidia anunciar que será necessário obter uma licença para exportar suas GPUs para a China.
- Dow Jones: caiu 1,73%, fechando a 39.669,33 pontos.
- Nasdaq: despencou 3,07%, encerrando a 16.307,16 pontos.
A insegurança no mercado de ações cresceu com as declarações de Powell, que alertou sobre possíveis tarifas causando inflação e desaceleração econômica. Apesar disso, as vendas no varejo americano em março superaram as expectativas, indicando compras antecipadas.
A Nvidia teve queda de 6,87%, após informar que suas vendas de chips H20 para a China exigirão licença “por tempo indeterminado”, com encargos de até US$ 5,5 bilhões no primeiro trimestre fiscal.
Outras fabricantes de chips também sofreram:
- Broadcom: -2,4%
- Micron Technology: -2,4%
- AMD: -7,3%; análise inicial indica encargos de até US$ 800 milhões devido à nova exigência de licenças.
Em contraste, as ações da Hertz dispararam 56,4% após a Pershing Square adquirir uma participação significativa na locadora de veículos.