Bolsas da Europa operam em leve queda com mercado à espera de negociações comerciais entre EUA e UE
Investidores aguardam desfecho das negociações comerciais entre EUA e UE antes da imposição de tarifas. Setor de recursos básicos é o destaque positivo nas bolsas, com mineradoras apresentando fortes ganhos.
Os mercados acionários europeus operam em leve queda nesta segunda-feira, com investidores atentos a resultados corporativos mistos e às negociações entre Estados Unidos e União Europeia para um acordo comercial antes da entrada em vigor de tarifas impostas por Donald Trump em 1º de agosto.
Por volta das 9h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 estava em queda de 0,12%, aos 546,37 pontos. Os índices em outros países apresentavam as seguintes variações:
- FTSE 100 (Londres): -0,08%
- DAX (Frankfurt): -0,07%
- CAC 40 (Paris): -0,36%
- FTSE MIB (Milão): -0,67%
No domingo, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressou confiança em um acordo comercial com a UE, mas destacou que 1º de agosto é um prazo final rígido para as tarifas. A UE se prepara para medidas de retaliação caso as negociações falhem.
Jochen Stanzl, analista-chefe da CMC Markets, ressaltou que há incerteza sobre as tarifas, mas também esperança de um acordo melhor que minimize o impacto nos lucros corporativos.
Na manhã desta segunda-feira, o setor de recursos básicos do Stoxx 600 apresentou um ganho de 3,3%, impulsionado pela alta dos preços de metais básicos. Mineradoras britânicas como Glencore, Anglo American e Antofagasta subiram mais de 3%, evitando uma desvalorização acentuada da Bolsa de Londres.