HOME FEEDBACK

Bolsas da Europa fecham sem direção única à espera de acordos comerciais

Mercados europeus ficam cautelosos enquanto aguardam decisões do BCE e desdobramentos do acordo comercial com os EUA. A volatilidade dos índices reflete a incerteza econômica da região em meio à temporada de balanços.

Principais bolsas da Europa fecharam a segunda-feira (21) sem direção única, com investidores à espera de novos desdobramentos sobre o acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos.

Diante de uma agenda econômica esvaziada, a cautela tomou conta dos mercados. Os agentes financeiros também aguardam a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na quinta-feira (24).

  • Stoxx 600: queda de 0,11%, a 546,42 pontos.
  • DAX (Frankfurt): alta de 0,04%, a 24.298,18 pontos.
  • Cac 40 (Paris): queda de 0,34%, a 7.796,13 pontos.
  • FTSE 100 (Londres): alta de 0,19%, a 9.009,04 pontos.

O BCE enfrenta um delicado equilíbrio entre sustentar o crescimento econômico e administrar as pressões inflacionárias, segundo Chris Beauchamp, do IG. Ele destaca que os dados econômicos apresentam sinais mistos na recuperação econômica.

Os investidores também reagem à temporada de balanços nos EUA e na Europa. Mesmo com prejuízo de US$ 350 milhões devido às tarifas americanas, as ações da Stellantis subiram 1,68%. Os papéis da Ryanair avançaram 5,15%, após dobrar o lucro anual.

Na esfera comercial, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressou confiança em firmar um acordo comercial com a UE, mas ressaltou que 1º de agosto é um prazo final rígido para a implementação das tarifas.

Leia mais em valoreconomico