HOME FEEDBACK

Bolsas da Ásia sobem com foco em acordos comerciais; Tóquio cai

Os investidores celebram a alta nas bolsas asiáticas, impulsionadas por um otimismo renovado em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China. Entretanto, a queda do índice Nikkei 225 sinaliza a cautela em alguns setores, enquanto se aguarda a definição das políticas monetárias do Fed e do Banco do Japão.

Bolsas da Ásia fecharam o primeiro pregão da semana em alta, com foco nas negociações comerciais entre China e Estados Unidos em Estocolmo.

Após o presidente Donald Trump anunciar um acordo com a União Europeia (UE), os índices apresentaram os seguintes resultados:

  • Kospi (Coreia do Sul): +0,42%, a 3.209,52 pontos
  • Hang Seng (Hong Kong): +0,68%, a 25.562,13 pontos
  • Xangai Composto (China continental): +0,12%, a 3.597,93 pontos
  • Nikkei 225 (Japão): -1,10%, a 40.998,27 pontos

O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, espera uma nova extensão da trégua comercial que deve incluir novos tópicos, como compras de petróleo da Rússia e do Irã pela China.

Trump anunciou tarifas americanas sobre a maioria das importações da UE fixadas em 15%, abaixo das ameaçadas de 30%, melhorando o sentimento de mercado.

Segundo o analista-chefe de mercados do IG, Chris Beauchamp, “as negociações comerciais aumentaram o apetite ao risco” e espera-se uma nova extensão de 90 dias para os acordos.

As atenções agora se voltam para as reuniões do Federal Reserve (Fed) e do Banco do Japão (BoJ) esta semana, que devem manter as políticas monetárias atuais.

(Com conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor)

Leia mais em valorinveste