Bolsas da Ásia sobem com foco em acordos comerciais; Tóquio cai
Investidores reagem positivamente às notícias sobre as negociações comerciais entre EUA e China, com alguns índices asiáticos em alta. No entanto, o índice japonês Nikkei 225 enfrenta queda, influenciado pela desvalorização nos setores de bancos e tecnologia.
Bolsas da Ásia fecharam em alta na maior parte, com ênfase nas negociações comerciais entre China e Estados Unidos em Estocolmo.
O presidente americano, Donald Trump, anunciou um acordo com a União Europeia (UE) no domingo.
- Kospi da Coreia do Sul: +0,42%, a 3.209,52 pontos;
- Hang Seng de Hong Kong: +0,68%, a 25.562,13 pontos;
- Xangai Composto: +0,12%, a 3.597,93 pontos;
- Nikkei 225 do Japão: -1,10%, a 40.998,27 pontos.
O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, espera uma extensão da trégua comercial que poderá incluir novas discussões sobre compras de petróleo da Rússia e do Irã.
Trump anunciou tarifas americanas sobre a maioria das importações da UE fixadas em 15%, muito abaixo do especulado 30%. Isso elevou o sentimento do mercado.
Chris Beauchamp, analista-chefe de mercados do IG, destacou que as negociações comerciais aumentaram o apetite ao risco, com uma nova extensão de 90 dias para os acordos atuais.
Apesar dos avanços, os investidores agora focam nas reuniões do Federal Reserve (Fed) e do Banco do Japão (BoJ) previstas para esta semana, que devem manter as políticas monetárias atuais.