Bolsas asiáticas abrem em alta nesta terça-feira (8) com sinais de negociação com Trump
As bolsas asiáticas reagem com otimismo após declarações de Trump sobre negociações comerciais. Contudo, a volatilidade persiste devido à incerteza sobre as tarifas globais.
Ações asiáticas sobem nesta terça-feira (8), após quedas recordes devido às incertezas sobre tarifas globais anunciadas pelo presidente Donald Trump.
A bolsa japonesa Nikkei aumentou 6,02% nas primeiras negociações, após uma queda de 7,8% no dia anterior. O índice Topix também subiu, avançando 6,54%.
Trump indicou o Japão como um dos países para negociar um acordo comercial após a imposição das tarifas. Ele conversou com o primeiro-ministro Shigeru Ishibae e receberá negociadores de Tóquio. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, liderará as negociações.
Tapas Strickland, do National Australia Bank, mencionou que um "pequeno raio de esperança" surge, mas destacou a volatilidade do mercado.
Outros índices também subiram: o Hang Seng de Hong Kong avançou 1,7% e o CSI300 na China subiu 0,6%.
Na Casa Branca, Trump afirmou que não considera pausar as tarifas e que elas podem ser permanentes, mas está aberto a negociações. Kevin Hassett, do Conselho Econômico Nacional, informou que mais de 50 nações estão interessadas em negociar, mas a disputa tarifária entre EUA e China continua intensa, com a China afirmando que irá "até o fim".