HOME FEEDBACK

Big techs defenderam “Pix para todos” em reunião, diz Alckmin

Alckmin destaca a defesa do "Pix para todos" por representantes de empresas de tecnologia em meio a tarifas impostas pelos EUA. O governo brasileiro busca um diálogo com o setor para enfrentar as novas medidas comerciais e minimizar impactos na indústria e agronegócio.

Vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB) se reuniu com representantes de empresas de tecnologia nesta segunda-feira (21.jul.2025) para discutir a proposta do "Pix para todos".

O encontro aconteceu em meio à discussão sobre o tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros a partir de agosto.

Alckmin ressaltou que o Pix "facilitou enormemente a vida das pessoas" e que é essencial que esse sistema de pagamento seja gratuito e acessível a todos.

A investigação dos EUA contra o Brasil está relacionada a alegações de práticas comerciais desleais, envolvendo concorrência com o WhatsApp Pay e bandeiras de cartão de crédito americanas.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou um comitê interministerial para avaliar as repercussões do tarifaço e está ouvindo setores afetados.

Lula enfatizou a importância do diálogo com empresários para encontrar uma solução negociada.

A nova política tarifária dos EUA impacta diretamente a indústria e o agronegócio brasileiros, com a Casa Branca alegando proteção à produção interna.

Alckmin destacou o valor das big techs como investidores no Brasil e mencionou que elas enviarão uma lista de questões relevantes ao governo.

Na carta de Trump, ele mencionou medidas do Judiciário brasileiro contra empresas digitais dos EUA. Alckmin reafirmou a independência dos Poderes e a abertura de um canal de diálogo com os investidores.

Leia mais em poder360