Biden tomou zolpidem antes de debate desastroso com Trump, diz filho do ex-presidente
Hunter Biden defende que o desempenho fraco do pai no debate foi resultado do uso de zolpidem para lidar com a exaustão. Ele critica a pressão de figuras políticas sobre a candidatura de Joe Biden após o incidente.
Hunter Biden, filho do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que o pai teve um desempenho desastroso no debate com Donald Trump devido ao uso de zolpidem, um medicamento para insônia.
Durante uma entrevista com o youtuber Andrew Callaghan, Hunter explicou que Biden estava exausto após várias viagens e um evento de arrecadação de fundos. “Deram Ambien [zolpidem] para que ele pudesse dormir”, disse.
O debate, realizado em junho do ano passado, afetou gravemente a campanha presidencial. Biden teve lapsos de memória e mostrou fragilidade, levando a pressões para que ele desistisse da reeleição. Quase um mês depois, ele renunciou e Kamala Harris o substituiu.
Hunter criticou democratas e figuras como George Clooney por pressionarem seu pai. “Eles acham que podem substituir o juízo dele?”, questionou.
Após o debate, cerca de dois terços dos democratas desejavam que Biden desistisse, segundo pesquisa da Associated Press e da NORC. A preocupação com a idade de Biden aumentou, especialmente após confusões durante sua fala.
O zolpidem é um remédio controlado, usado para insônia, conhecido por efeitos colaterais como amnésia e alucinações. No Brasil, sua prescrição requer uma Notificação de Receita B.