HOME FEEDBACK

BC alerta sobre ambiente externo desafiador e diz que há sinal de moderação no Brasil

Análise do Banco Central aponta que a política econômica dos EUA gera incertezas que afetam o crescimento global. O relatório destaca resiliência da atividade econômica no Brasil, apesar do aumento nas taxas de juros e indícios de moderação no mercado de trabalho.

Ambiente externo desafiante: O Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central, publicado em 29 de outubro, aponta que a política econômica dos EUA gera incertezas quanto à sua política comercial e efeitos globais.

Essas incertezas geram dúvidas sobre a desaceleração, a desinflação e o crescimento de outros países.

Segundo o REF, os bancos centrais das principais economias buscam manter suas taxas de inflação em níveis normais, mesmo com pressões no mercado de trabalho. Isso exige cautela dos países emergentes.

No Brasil, sinais de moderação foram observados, mas a atividade econômica e o mercado de trabalho continuam dinâmicos. A autoridade monetária afirma que, apesar da alta da taxa Selic desde setembro de 2024, a economia se mantém resiliente.

Além disso, o REF indica uma leve moderação no mercado de trabalho, com redução na população ocupada, mas com desemprego baixo e melhora da renda.

Leia mais em infomoney