HOME FEEDBACK

“Bazuca comercial”: UE prepara contramedidas contra tarifaço de Trump

A União Europeia considera medidas "anti-coerção" em resposta à ameaça de tarifas dos Estados Unidos. A falta de progresso nas negociações comerciais leva os membros da UE a se prepararem para uma reação mais contundente.

A União Europeia está considerando um conjunto mais amplo de contramedidas contra os Estados Unidos devido à diminuição das perspectivas de um acordo comercial. Diplomatas da UE indicam que um número crescente de membros, incluindo A Alemanha, pondera o uso de medidas “anti-coerção” para atingir serviços e setores dos EUA na ausência de um acordo.

A Comissão Europeia estava em caminho para um acordo que ainda implicaria uma tarifa de 10% dos EUA sobre a maioria das exportações da UE. Entretanto, isso se tornou incerto após a ameaça do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 30% até 1º de agosto.

O comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, alertou que uma tarifa de 30% “praticamente proibiria” o comércio transatlântico e apresentou um relatório sobre a situação. Durante as reuniões em Washington, propostas divergentes dos EUA complicaram as negociações.

As oportunidades de flexibilização ou remoção das tarifas norte-americanas sobre aço, alumínio, carros e peças automotivas são limitadas. Washington também rejeitou a proposta da UE de um pacto de “suspensão” de tarifas adicionais.

Apesar do clima tenso, a opção preferida da UE ainda é uma solução negociada. O bloco tem um pacote de tarifas sobre 21 bilhões de euros em produtos dos EUA suspenso até 6 de agosto, e deve decidir sobre novas contramedidas envolvendo 72 bilhões de euros em exportações norte-americanas.

Leia mais em infomoney